Alunos: Alexandre Karsten, Luciano Kuhn e Rodrigo Alexandre Silva
ATIVIDADE: Construir roteiro sobre experimento para atividade experimental de Ciências para o 4o ano do Ensino Fundamental.
ATIVIDADE: Construir roteiro sobre experimento para atividade experimental de Ciências para o 4o ano do Ensino Fundamental.
ROTEIRO DE CONFECÇÃO DE UM TERRÁRIO
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é facilitar a compreensão de temas tratados em Ciências com a construção de um terrário, no qual verificaremos a germinação de uma espécie vegetal comparando seu desenvolvimento (crescimento, coloração etc.) quando exposta à luz solar ou sombra, bem como a formação do ciclo da água no interior do sistema, ou seja, serve para proporcionar um contato direto dos alunos com elementos da natureza como as plantas, estimulando que estes observem a interação entre a espécie vegetal, o solo e a água. Considerada simples, utilizar-se-ão materiais de mínimo ou nenhum custo.
MATERIAIS E REAGENTES
· Duas xícaras de pedras
· Quatro xícaras de terra
· Duas xícaras de areia
· Oito sementes de feijão
· Um copo de água
· 60 cm de sacos plásticos
· Garrafas PET
· Fita adesiva
PROCEDIMENTOS
1. Cortar as garrafas PET a aproximadamente 10 cm da boca;
2. Proceder à montagem do solo colocando primeiro as pedras, depois a areia, e por fim a terra;
3. Introduzir quatro sementes de feijão em cada terrário;
4. Regar bem o solo e tampando a garrafa com sacos plásticos e vedá-los com fita adesiva;
5. Levar os dois terrários para casa e observá-los durante duas semanas com diferentes tratamentos: T1 exposição ao sol, T2 apenas sombra;
6. Anotar o que ocorreu.
QUESTÕES
1. A planta germinou? Em que dia?
2. Você observou algo de diferente nas paredes do seu terrário?
3. A planta cresceu?
4. Qual a coloração da planta?
5. Você observou chuva em seu terrário?
6. Qual o motivo da diferença no crescimento das plantas que tiveram contato com o sol das que não tiveram?
7. Por que as plantas do terrário sem contato com o sol obtiveram uma coloração amarelada?
RESULTADOS
São esperados como resultados melhor compreensão sobre o ciclo da água, acompanhamento gradual do desenvolvimento das raízes e o acompanhamento do crescimento dos vegetais. Acompanhamento do surgimento de algas nas paredes dos frascos ou a morte dos vegetais e sua posterior decomposição.
REFERÊNCIA
ROSA, Rosane Terezinha Nascimento. Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica. R.B.E.C.T. Paraná, Sem local, v. 02, n. 01, jan/abr, 2009.
COMENTÁRIOS
Os terrários utilizados nas escolas permitem explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão.
É possível cultivar em um terrário muitas espécies de plantas, como por exemplo: fitônias, pequenas samambaias, avencas, violetas, várias espécies de musgos além de muitas outras. Num terrário pode-se imitar a atmosfera quente e úmida das florestas, para que as plantas próprias destes locais encontrem condições ambientais favoráveis ao seu desenvolvimento e se tornem auto-suficientes, uma vez que a água e os nutrientes são constantemente reciclados. A água através da transpiração das folhas se condensa sobre as paredes do vidro de onde escorrem de volta para a terra sendo novamente absorvida pelas plantas. Os terrários precisam receber boa iluminação, mas não devem ficar diretamente expostos ao Sol, pois as plantas podem murchar e acabar morrendo, uma vez que a temperatura do recipiente pode se elevar muito e cozinhar literalmente as plantas causando sua morte.
Embora muitos terrários sejam dotados de pequenos animais que são colocados a fim de oferecer algo mais aos alunos, deve-se lembrar que ensino de ecologia, meio ambiente e preservação, procuram acima de tudo educar o aluno para não matar, não retirar da natureza e preservar. Deste modo o uso de seres vivos com exceção de plantas, deve ser evitado, pois ao saírem de seu ambiente natural, os animais acabam morrendo, contrariando os princípios da bio-conservação. Podemos encontrar trabalhos relatando o uso de diversos animais em terrários que vão desde aracnídeos a serpentes ou então de insetos aos anelídeos, mas convém salientar que o ideal é somente trabalhar com vegetais já que estes permitem um leque de opções de discussões em aula sem sacrificar nenhum animal coletado. Caso o interesse do professor seja mostrar pequenos animais, o aconselhável é conduzir as crianças até um jardim mais próximo onde será encontrada uma grande variedade de animais sem necessariamente ter que retirá-los de seu verdadeiro ambiente de vida.
Parabéns queridos alunos, é assim que se constroi um ensino de qualidade. Divina
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