LIVIO, Mario. Deus é matemático? Tradução de Jesus de Paula Assis. Rio de Janeiro, São Paulo: Ed. Record, 2010 (p 13 – 27).
1) Monte um glossário com as palavras do texto que você desconhece (procure os significados no dicionário e coloque somente os que forem pertinentes ao texto). Monte também uma lista com minibiografias dos cientistas e filósofos citados pelo autor. Produza este material antes do texto, mas coloque-o ao final da sua resenha.
2) Elabore uma resenha do texto, destacando as principais idéias do texto e fazendo uma crítica sobre a abordagem do autor, a pertinência do texto e a validade dos argumentos apresentados. Para elaborar esta resenha, procure abordar em seu texto as respostas para as seguintes questões [um bom método pode ser responder as questões separadamente e depois escrever um texto que contemple as respostas]:
a) A pergunta “Seria Deus um matemático?” seria uma tentativa do autor de propor alguma nova religião relacionada com a matemática ou a busca de estabelecer alguma relação entre a existência de Deus e a ciência Matemática? Explique.
b) O autor cita uma frase de Einstein, referindo-se à Matemática como sendo “Um produto do pensamento humano independente da experiência”. O que ele quer dizer com isso? Você concorda que a Matemática é uma ciência independente da experiência? Por quê?
c) Depois o autor aborda, o que chama de lados “ativo” e “passivo” da matemática em explicar o mundo que nos cerca. Segundo ele, que lados são estes? E quais dos dois são mais surpreendentes? Por quê? Você concorda que a matemática seja surpreendente? Argumente.
d) A última sessão do texto se chama “Descoberta ou inventada?”. Que reflexão o autor desenvolve a partir deste questionamento?
e) O autor cita inúmeros exemplos em muitas áreas da vida humana em que a Matemática produziu representações ou explicações sobre a realidade. Levante que áreas são citadas. Quais as citadas com mais freqüência e qual você considera mais inusitada.
f) Termine explorando se você ficou interessada em ler a continuidade do livro e explique o porquê. Procure desenvolver uma reflexão se textos como este podem inspirar os avessos à matemática a buscar compreendê-la e a usá-la.
PLANO DE AULA
Procure elaborar um plano de aula (ou de uma sequência de aulas) de matemática, ou interdisciplinar que envolva matemática, com tudo que tem direito (cabeçalho, título, público, objetivos gerais ou específicos, metodologia, material necessário, procedimentos de avaliação...) utilizando algum ou alguns dos conhecimentos trabalhados durante o curso.
AVALIAÇÃO
1. Que bom que...
2. Que pena que...
3. Sugiro que...
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