Alunas: Emily Masson Stainer e Jéssica Caroline Maroso Gomes
COLORTECA: Os diferentes tipos de solos
Objetivos:
· Demonstrar que o solo apresenta diferentes tipos de cores, e suas composições;
· Discutir com os alunos a origem destas cores;
· Apresentar a importância do Húmus;
Materiais – COLORTECA
· Amostras de solos, com diferentes cores;
· Folhas de jornal;
· Recipientes plásticos pequenos com tampas ou saquinhos plásticos;
· Fitas;
· Etiquetas;
· Caixa.
Procedimentos – COLORTECA
1. Os próprios alunos podem trazer as amostras dos solos próximos de suas casas. Incentivando os alunos a procurar solos de diferentes cores para evitar amostras iguais. Com estas amostras os alunos podem formar uma colorteca.
2. Com a coleta dos solos, colocar as amostras sobre uma folha de jornal para secar.
3. Depois das amostras secas, colocar em frascos plásticos com tampa.
Comentários
O solo é a camada mais superficial da crosta, composto por sais minerais e água. Está dividido em quatro camadas. A primeira rica em húmus, a segunda é a camada dos sais minerais, a terceira é a camada das rochas parcialmente decompostas e por último a quarta camada das rochas que estão começando a se decompor.
Húmus é composto de matéria orgânica em decomposição, sendo esta rica em nutrientes para a fertilização do solo.
No tema solo, que será trabalhado com os alunos, existem quatro tipos de solo, o solo argiloso, solo arenoso, solo humoso e solo calcário. Sendo estes solos extraídos das diferentes camadas especificadas à cima.
Avaliação:
· Serão feitas questões introdutórias, onde os alunos irão pesquisar e respondê-las:
1. Os solos tem diferentes cores?
2. Quais as cores que devem ser encontradas nos solos?
3. É possível encontrar diferentes cores de solos em nossa cidade?
Após a obtenção dos resultados (amostras encontradas) as questões serão:
1. Quais as cores de solos foram encontradas em nossa colorteca de solos?
2. Por que o solo tem cores diferentes?
3. Por que algumas amostras de solos são escuras?
4. Por que algumas amostras de solos são vermelhos ou amarelos?
5. Por que algumas amostras de solos são acinzentadas?
· A construção da COLORTECA, será avaliada a participação efetiva de cada aluno.
· Participação dos alunos com a contribuição de materiais para a fabricação de húmus.
· Avaliação do resumo feito em sala pelos alunos do que foi aprendido.
Referências
LIMA, Marcelo Ricardo de. Experimentoteca de solos – Coleção de cores de solos. Projeto Solo na Escola – Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Disponível em: <http://sbcs.solos.ufv.br/solos/material/experimentotecasolos9.pdf>. Acesso em: 19.nov.2010.
Sua Pesquisa. Disponível em: <www.suapesquisa.com.br> . Acesso em: 28.ago.2010
Só Biologia. Portal da Biologia. Disponível em: <www.sobiologia.com.br> . Acesso em: 28.ago.2010
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